Camisa de Força de supino - Parte 1


Camisa de Força de supino

Ultimamente tenho procurado a respeito sobre este assunto e senti a falta de material publicado relacionado a este equipamento que acaba sendo conhecido como um verdadeiro “Partner” de um atleta de força, auxiliando na ascensão dos mesmos dentro deste esporte e incrivelmente não somente quando esta em uso; mas também em competições “RAW” (sem equipamento), mas se o atleta competir sem equipamento e venha utilizando a
camisa de força em seu treinamento certamente se dará bem pois mesmo que a sobrecarga diminua ele já sentira na real um treino com sobrecargas maiores aguçando a sua propriocepção o preparando-o para exercer força e até mesmo estabilizar a sobrecarga sobre o seu próprio corpo.
Outra vantagem que venho observando com a utilização da camisa de força é o suporte técnico e protetor relacionado a execução do movimento e as articulações envolvente sobre ele. Por exemplo se você esta com uma camisa de força ela servirá para estabilizar os seus membros superiores para execução do movimento direcionando-o para uma abdução dos membros superiores relacionado ao corpo que estará em decúbito dorsal, e ao mesmo tempo envolvendo a articulação do cotovelo realizar uma flexão para que seja completo o movimento. Enquanto a barra esta vindo de encontro ao peitoral a camisa protege a articulação do ombro fazendo com que mesmo que ocorra uma compreensão gleunoumeral (articulação do ombro), esta seja feita de forma com que não seja realizada com movimentos bruscos evitando e prevenindo lesões no supino competitivo de alto nível.
Formato da camisa: Ao se posicionar numa camisa de supino em primeiro estante você ficara com os membros superiores estendidos pois a mesma é projetada para auxiliar na ação dos peitorais e deltóides e consequentemente de forma indireta os tríceps, portanto quando você esta com a camisa estará como no final do movimento do supino. A Parte da camisa que se posiciona em frente ao seu peitoral é menor imitando quando realizamos a contração do peito no final do movimento.
Treinando com o auxilio da camisa em fase de força podem auxiliar até mesmo alguns culturistas e não somente os atletas de força como se imagina, pois se lembrarmos de “Milon de Crotona” discípulo do matemático “Pitágoras” que se exercitava com um bezerro e quanto maior o bezerro ficava , mais forte ele se tornava; certamente um treino intenso em um certo período realizado por bodybuilders podem se beneficiar com o mesmo equipamento, como se observa-se no vídeo de treinamento do Mr. Olímpia Ronnie Coleman treinando agachamento com o auxilio de outro equipamento como o “ Macaquinho” também utilizados por atletas de força.
O que mudara não é uso do equipamento e sim o numero de series e repetições e descanso utilizados por ambos isso sim indicara o objetivo do treinamento.
Como não existe nenhum artigo cientifico relacionado a camisa de força e sua eficácia, alias quem se importa com isso afinal nem toda ciência é uma boa ciência. Eu realizei um treinamento de força com uma atleta e também Profª. Débora Ester , durante 3 meses antes do mundial de supino
“CONBRAFA”, ao longo deste período observei não somente o aumento de força com e sem a utilização da camisa de força como também o aumento da hipertrofia de seus músculos peitorais e os músculos sinergistas que auxiliam este movimento.
NO começo ela realizará supino sem equipamento com uma sobrecarga de 68 kg após 3 meses, observou-se que a mesma executara o mesmo com 88kg. Com a utilização da camisa de força “HADES” 3 panos ela começara a sua preparação com uma sobrecarga de 98kg e após o 3 meses terminará a sua preparação realizando com 118kg.
Isto mostra a eficiencia e evolução pode ocorrer com aultilização deste material em seu treinamento.

2 comentários:

JEAN disse...

Parabens pelo conteudo Braulio Colmanetti,realmente está um pouco escaz o material encontrado na internet, o conteudo que vc descreveu sobre camisas de força é real, pois alem de atribuir ganho de força sigficativa para o atleta (principalmente para profissionais), ela tambem protege articulações dos membros superiores de futuras lesoes. Hoje em dia um atleta do ramo de supino que nao usa camisa de força ele praticamente está se inferiorizando a outros atletas, devido ao risco de lesoes e tambem ao peso superior que ele estaria levantando.

Logo estaremos disponibilizando novos conteudos na internet alem de nosso site (blog, flicks, youtube, facebook, poadcast), para que os atletas do Brasil se informem melhor.

www.canhaobenchpress.com

Atenciosamente, Jean, administrador da empresa CANHAO!!!

Braulio Colmanetti disse...

Muito bom isso .... realmente esta escasso material sobre powerlifiting