Crianças e adolescentes na musculação

Carlos Santos - 15 anos de idade (Campeão Mundial de Supino) e continua crescendo....

Pode acreditar, por incrível que pareça, ainda existem pessoas (às vezes até profissionais de Ed. Física) que dizem que crianças e adolescentes não podem fazer musculação, pois prejudica o crescimento, os discos epifisários
podem se fechar por conta das sobrecargas e uma infinidade de outras teorias infundadas, sem base científica, apenas “achismo”. Pura desinformação, pois incontáveis são os estudos científicos que provam que não há prejuízos no crescimento. Diversas entidades americanas de grande importância sugerem por vários fatores que crianças são capazes de obter benefícios ao escolher a musculação; desde que bem supervisionada. Mais aí os céticos vão dizer: e se a musculação for mal orientada? Aí então eu pergunto: e se outra atividade, como vôlei, futebol, natação, alguma luta, for mal orientada? Percebeu? Qualquer atividade em excesso, mal orientada ou mal supervisionada, pode prejudicar um ser em formação.

Agora a pergunta que não quer calar: Se a musculação realmente prejudica o crescimento como muitos insistem em dizer, então onde estão as crianças que não cresceram? É necessário termos cuidado ao lidar com crianças na sala de musculação, a criança tem que ter vontade própria para fazer atividade física, temos que ter noção de que a criança não é um adulto em miniatura, portanto temos que respeitar as condições do praticante. Temos que ficar atento a todo instante com os excessos tendo em vista que a maioria das crianças e adolescentes além de estudar, às vezes fazem outras atividades e em conseqüência disso haverá um excesso de atividade física e até mental, que poderá levar a um quadro de stress. Por isso independente de idade , credo e crença exija na academia onde você treina um profissional graduado em educação física e de preferência os profissionais que vivenciam a arte de puxar ferro, afinal só estes estarão aptos a aplicar, adaptar o exercício resistido de acordo com a necessidade da criança e adolescente! Direto vemos principalmente a falta de zelo com a saúde de donos de academia que deixam pessoas que não são profissionais desta área orientar iniciantes e praticantes nas academias, nunca se esqueça o barato sai caro! Assim como você não procura um açougueiro no lugar de um medico ao realizar alguma cirurgia ambos sabem cortar carne porém o que fará de maneira eficaz e embasamento cientifico é o médico, isso não se difere dentro de uma academia! Exija profissional dentro da academia que você treina, ou se não o barato pode custar caro com o passar dos anos!



Por:

Prof. Claudinei Alvarenga - Cref 010534-G/SP – Campeão Mundial de Supino e Lev. Terra

Prof. Braulio Raphael Nogueira Colmanetti – Cref 47666-G/SP – Treinador Tri Campeão Mundial de Supino e Campeão Brasileiro de Lev. Terra



REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Fundamentos do Treinamento de Força Muscular/ Steven J. Fleck e Willian J. Kraemer – Jornal da Musculação & fitness – American College Of sports medicine. The prevention of sports injuries of children and adolescents. Med Sci Sports Exerc. 1993; 25(suppl 8) : 1-7 – American Academy Of Pediatrics. Weigth training and Wheight lifting: information for the pediatrician. Phys Sports Med. 1983; 11:157-161.

2 comentários:

Ana Helena disse...

Mto bom esse post! :)

Braulio Colmanetti disse...

Importante concientizar o pessoal a procurar profissionais qualificados!