Junior Cigano e Frank Mir duelam em busca de lugar na história do UFC

Triunfo sobre ex-campeão da categoria neste sábado é passo inicial para reinado brasileiro no Ultimate. Mir quer ser segundo tri pesado.

 

O UFC 146 deste sábado será especial. O card do evento, que acontece em Las Vegas, marcando o feriadão de Memorial Day (dia em homenagem aos veteranos de guerra dos EUA), terá o autor do nocaute mais rápido da história do torneio, dois ex-campeões do reality show "The Ultimate Fighter", o dono do nocaute mais espetacular do ano e cinco lutas entre pesos-pesados. O combate principal da noite, todavia, é o que tem mais chances de fazer história do Ultimate. De um lado estará o brasileiro Junior "Cigano" dos Santos, que faz a primeira defesa de seu cinturão dos pesos-pesados e tenta dar um passo para manter o título por longo período. Do outro, o americano Frank Mir busca se tornar o segundo lutador acima de 120,2kg a conquistar o cinturão em três oportunidades espaçadas, ao lado da lenda Randy Couture.


 

O canal Combate transmite o UFC 146 ao vivo a partir de 19h45m (horário de Brasília). O SPORTV.COM acompanha em Tempo Real e exibe em vídeo as duas últimas lutas do card preliminar (Diego Brandão x Darren Elkins e Edson Barboza x Jamie Varner). A TV Globo exibe ao vivo à luta entre Junior Cigano e Frank Mir.
O card está repleto de atrações favoritas dos fãs - Duane Ludwig, recordista do UFC com um nocaute em apenas 6s; Roy Nelson, o "gordinho" ex-campeão do The Ultimate Fighter; Cain Velásquez, último campeão dos pesados antes de Junior Cigano - e de lutadores brasileiros -; Antônio Pezão, que derrotou a lenda Fedor Emelianenko no ano passado; Edson Barboza Jr, que nocauteou Terry Etim no UFC Rio 2 com um incrível chute rodado na cabeça; Diego Brandão, campeão da última temporada do TUF; e Glover Teixeira, que estreia no Ulltimate após anos de batalha para conseguir visto de entrada nos EUA. O grande destaque, porém, é mesmo o duelo entre Cigano e Mir. O brasileiro é tão favorito que os apostadores de Las Vegas têm que pagar cerca de US$ 500 (cerca de R$ 992), mas a volatilidade da categoria torna seu favoritismo apenas relativo.
Nove de 16 campeões pesos-pesados foram capazes de defender seus cinturões. Apenas três mantiveram o título por mais de duas lutas. O único brasileiro a deter a coroa dos pesados na história do UFC, Rodrigo Minotauro, a perdeu em sua única defesa, justamente para o adversário de Cigano neste sábado, Frank Mir. Brock Lesnar foi o último a manter-se como campeão por duas lutas, mas mesmo seu reinado foi interrompido por lesões e ele teve de enfrentar dois campeões interinos - Frank Mir e Shane Carwin - para recuperar a condição de campeão absoluto.
- Nesta categoria, todos são muito poderosos. Um soco pode te derrubar - explicou Junior Cigano. O brasileiro, porém, confia que vai mudar a história e derrotar seus desafiantes.
- Eu sempre penso o melhor para mim e meu sonho era me tornar campeão. Quando você conquista seus sonhos, eles crescem. Agora tenho sonhos maiores, quero manter o cinturão por muito, muito tempo, e quero ser parte da história dos pesos-pesados - concluiu o atual campeão.
Frank Mir, por sua vez, está acostumado a ser subestimado. Poucos lhe davam uma chance de derrotar Tim Sylvia no UFC 48, em 2004, e Rodrigo Minotauro, no UFC 92, em 2008. No entanto, o americano conseguiu, e busca agora seu terceiro cinturão da categoria. Recordista de vitórias (14) e de finalização mais rápida (46s), o polêmico lutador garante que não pensa na marca histórica.
- Minha esposa às vezes traz isso à tona e eu acho que seria legal ter três cinturões, mas isso é algo para se pensar apenas no domingo - disse.

Confira o card completo do UFC 146

CARD PRINCIPAL
Junior Cigano x Frank Mir
Cain Velásquez x Antônio Pezão
Roy Nelson x Dave Herman
Shane del Rosario x Stipe Miocic
Stefan Struve x Lavar Johnson

CARD PRELIMINAR
Diego Brandão x Darren Elkins
Edson Barboza x Jamie Varner
Jason "Mayhem" Miller x C.B. Dollaway
Jacob Volkmann x Paul Sass
Dan Hardy x Duane Ludwig
Kyle Kingsbury x Glover Teixeira
Mike Brown x Daniel Pineda

 

Nenhum comentário: