Ranking Combate: Cain Velásquez retorna ao top 10 peso-por-peso

Atuação arrasadora contra Pezão no UFC 146 recoloca ex-campeão dos pesados entre melhores do mundo. Werdum passa Frank Mir na sua divisão.

 

 

 

O mês de maio teve um evento do Strikeforce, três eventos do UFC e quatro do Bellator, o que trouxe mudanças em todas as categorias do Ranking Combate de MMA. Os líderes de cada divisão continuam os mesmos, mas muitos nomes novos entraram na lista. No ranking peso-por-peso, a principal novaidade do mês é o retorno do americano Cain Velásquez, após uma vitória arrasadora contra Antônio Pezão no UFC 146.
Quando perdeu o cinturão dos pesos-pesados para Junior Cigano, em novembro do ano passado, Velásquez estava há mais de um ano sem lutar, em recuperação de uma cirurgia no ombro, e pareceu lento e inseguro. Com o passar dos meses, caiu fora da lista peso-por-peso e chegou a ser superado por Alistair Overeem entre os pesados. A performance dominante contra o brasileiro Pezão, no entanto, não deixou dúvidas: o mexicano-americano está de volta com força total. O presidente do Ultimate, Dana White, tentou fazer mistério, mas admitiu durante a coletiva pós-UFC 146 que Velásquez deve reencontrar Cigano em breve, possivelmente num estádio de futebol no Brasil.
Cigano, por sua vez, se estabeleceu ainda mais no top 4 do nosso ranking peso-por-peso. Sua vitória por nocaute no UFC 146 também ajudou a derrubar Frank Mir para a quarta posição do ranking dos pesados, dando lugar a outro brasileiro, Fabrício Werdum, que agora tenta comprovar seu lugar entre os três melhores da categoria ao enfrentar o americano Mike Russow, invicto há 11 lutas, no UFC BH, no próximo dia 23. Quem também subiu na divisão foi Daniel Cormier, graças à apresentação impecável contra o veterano Josh Barnett que lhe deu o título do Grand Prix do Strikeforce. Cormier é agora o sexto melhor do mundo na categoria, atrás do ex-campeão do evento, Overeem.
Roy Nelson, Stefan Struve e Stipe Miocic foram outros pesados a se beneficiarem de bons desempenhos no UFC 146 para subir na categoria. Já o brasileiro Rousimar "Toquinho" Palhares despencou para a décima posição entre os médios após a derrota para Alan Belcher, que estreia no ranking na nona posição. Após surpreender Jake Ellenberger no TUF Live Finale, Martin Kampmann passou à quarta posição entre os pesos-meio-médios, enquanto o "Zumbi Coreano" Chan Sung Jung assumiu a vice-liderança entre os penas depois de sua grande vitória sobre Dustin Poirier no UFC: Poirier x Jung. Dois brasileiros estreiam nos top 10 de suas categorias: Charles "Do Bronx" Oliveira, nono colocado entre os penas, e Marcos "Loro" Galvão, décimo entre os galos.

Veja abaixo o Ranking Combate do mês de maio de 2012:


 

Nenhum comentário: